Teste de Inglês para Fiancé Visa/Visto de Noiva
Quando você estiver preenchendo o formulário on-line de solicitação do Fiancée Visa, no site do Governo Britânico, irá se deparar com a seguinte pergunta: Have you passed an approved English language test?
Você só poderá se candidatar a esse visto se tiver obtido, pelo menos, um certificado de nível mínimo de inglês falado, conhecido como nível A1 do CEFR (Common European Framework of Reference), que atesta seu nível de compreensão da linguagem básica do dia a dia. Ou seja, mesmo tendo a opção de marcar "não", não o faça! Eu ainda não havia feito o teste de inglês quando estava preenchendo meu formulário, então marquei NÃO. A ideia era fazer o teste depois de ter enviado o formulário e pago a taxa do visto, pois eu sabia que isso poderia levar algum tempo e eu queria adiantar essa parte. Ledo engano. Como eu já expliquei em outro post, a data da emissão do certificado de inglês não pode ser posterior à data de submissão do formulário. Portanto, o envio do formulário só deve ser feito depois de já ter providenciado toda a documentação que está sendo mencionada ali. No meu caso, eu precisei cancelar a solicitação e pedir o reembolso que levou um mês para cair na conta. Caso você tenha sido reprovado(a) no primeiro teste, estude, treine e faça novamente até passar.
Para quem ainda não passou pela experiência de fazer o teste de inglês eu vou explicar aqui como foi para mim. Mesmo considerando meu nível de inglês de intermediário a avançado, não quis correr riscos e optei por fazer o nível mais básico necessário para esse visto, que é o A1 (o nível A2 é aplicado somente no UK). Eu fiz o IELTS aplicado pelo British Council (https://www.britishcouncil.org.br/), mas existem outros centros que aplicam os exames no Brasil. Consulte os testes e instituições reconhecidos pelo Home Office: https://www.gov.uk/uk-family-visa/knowledge-of-english
O teste é caro se levar em conta que não há prova escrita e o certificado é extremamente simples e impresso em preto e branco: R$ 795,00 em outubro de 2020.
Não sei se por causa da pandemia de Covid-19, o teste foi aplicado na FACHA, em Botafogo/RJ. Saí de Petrópolis e cheguei com uma hora e meia de antecedência, pois eles "tocam o terror" dizendo que você precisa chegar meia hora antes do horário do teste, do contrário você será desclassificado. Chegando lá, havia um funcionário do British Council, no pátio da faculdade, anotando os nomes de quem já estava aguardando (a partir daí, a comunicação é toda em inglês). Depois, percebi que foi sorte minha mesmo, porque mais nenhum funcionário ficou por ali e quem chegava nos perguntava aonde ir, totalmente perdidos. Comunicativa como sou, logo comecei a conversar com uma candidata que também era de Petrópolis, estava aplicando para o Fiancé Visa e, pasmem, iria ser a minha dupla na conversação, pois seu horário de prova era o mesmo! Isso acontece porque essa prova é aplicada dessa forma esquisita. Você conversa o tempo todo com o avaliador e com outro candidato. Isso foi bom para quebrarmos o gelo e treinarmos a conversação. Portanto, fica a dica: chegue um pouco antes e tente encontrar a sua dupla para não travarem na hora do teste. O meu grande receio era que a minha dupla fosse ou muito ruim ou muito melhor do que eu no inglês, o que poderia me prejudicar, mas por sorte tínhamos o mesmo nível.
Desde o início, foi um luxo só... Fazia aquele calor terrível do Rio de Janeiro, com o vapor sufocante subindo do cimento do pátio, não havia nenhum cafezinho à disposição dos candidatos e nem cafeteria/cantina para comprar qualquer coisa. Os bebedouros estavam lacrados por medida de segurança sanitária e, a essa altura, minha garrafinha d'água já estava vazia. Eu sabia que tirariam uma foto nossa de rosto, mas meu cabelo já estava todo desgrenhado, pele suada, maquiagem desfeita. Nem queiram ver o resultado! Sim, essa foto entra no seu certificado.
Como se não bastasse, vieram nos avisar que atrasariam o teste. Ok... Pontualidade britânica somente no Reino Unido mesmo. Mas, brasileiro já está acostumado a esperar. Aí, veio o susto: nos perguntaram se estávamos com a cópia colorida do documento de identificação. Não estávamos, obviamente, pois tanto no ato da inscrição quanto no e-mail enviado alertando sobre o dia da prova, a orientação é a de apresentar apenas o documento original que foi cadastrado, inclusive você deve fazer o upload dele no site! Reclamamos, mas não teve jeito. A poucos minutos da prova, seria preciso providenciar o que estavam demandando. E o medo de sair dali e depois argumentarem que chegamos após o horário marcado? Ainda teríamos que encontrar uma copiadora nos arredores. Foi então que meu pai, que me levou de carro ao Rio, apareceu por lá achando que eu já havia terminado a prova. Foi ele mesmo quem levou o meu RG e o passaporte da minha dupla para a copiadora e conseguiu chegar antes que nos chamassem. Então, fica aí mais uma dica: além do documento original, leve a cópia colorida, por precaução.
Finalmente, nos chamaram para uma sala para dar início aos trâmites. Sala geladinha, com ar condicionado, uma delícia! Aí eu entendi porquê os funcionários não davam as caras no pátio. Pois bem, vamos ao passo a passo do que acontece lá dentro. Vão tirar uma foto de rosto sua, depois gravarão você lendo um texto padrão em inglês, informando que você está fazendo o teste tal no dia tal. Aí você assina um termo de consentimento.
Feito isso, fomos para outra sala onde o teste iria ser aplicado (dura uns 18 minutos). O examinador já estava lá com seu radiozinho na mesa e uma câmera que grava todo o exame. Ele pedirá para você dizer o seu primeiro nome e soletrá-lo. Perguntará com quem você vive e se gosta de viver com essa(s) pessoa(s). Depois tocará um áudio para cada candidato responder com base em três alternativas que são apresentadas. Quando eu fiz, as alternativas eram se o áudio era sobre pais, um adulto ou uma criança. Simples assim. Em seguida, o examinador fornece um tema aleatório para vocês conversarem a respeito. Nos foi pedido para falar sobre websites que gostamos de acessar e o tempo que gastamos na internet.
*O importante é mostrar para o examinador que você está compreendendo o que está sendo dito. Não espere o outro candidato esgotar o assunto. Mantenha um bate-papo como se fossem velhos conhecidos.
**Toda conversa com a sua dupla é cronometrada, então continue dialogando até que o examinador informe que o tempo acabou.
Ao longo do teste são tocados outros dois áudios para cada participante responder a perguntas específicas do examinador. Mas essas perguntas são feitas antes de tocar o áudio, o que facilita muito. O segundo áudio foi igual para nós duas e foram feitas duas perguntas para cada uma a respeito. São perguntas simples, do tipo: Qual o preço do livro? Aonde a menina costuma andar de bicicleta?
Você também receberá um papel em branco e deverá levar uma caneta para anotar palavras-chave que for ouvindo. Assim, se você esquecer do que ouviu, ainda poderá recorrer as suas anotações. A minha dupla não soube responder ao que foi perguntado, mas mesmo assim foi aprovada (o resultado não sai na hora, mas mantivemos contato). Poder anotar o que eu ia ouvindo foi muito útil porque, no último áudio, eu fiquei em dúvida sobre a idade da mulher citada na história. Mesmo ouvindo duas vezes eu não consegui entender. Então, em inglês, eu expliquei que não havia entendido e que não tinha certeza se era XX ou YY. Isso me desestabilizou e não consegui prestar atenção no restante. Então, quando fui perguntada sobre quantas vezes o filho visitava a mãe eu sabia, pois havia anotado "every week".
O terceiro e último áudio norteia o tema da próxima conversação. Foi sobre fotografia, que tipo de fotos apreciamos e que tipo de fotografia gostamos de tirar.
Tenha em mente que todo o teste Life Skills nível A1 foi pensado para analisar e comprovar se o candidato tem ou não condições de se virar entendendo e falando o básico de inglês quando estiver morando no Reino Unido.
Alguns modelos de teste estão disponíveis no próprio site do British Council:
https://takeielts.britishcouncil.org/take-ielts/prepare/ielts-life-skills?_ga=2.19227640.1148065867.1612735798-1485880670.1599248529
Você estará isento(a) de fazer o teste se tiver sido educado(a), principalmente, em inglês e sua qualificação acadêmica (diploma) for reconhecida pelo UK NARIC (https://www.naric.org.uk/soc) como sendo, pelo menos, o padrão de um bacharelado no Reino Unido.
Comentários
Postar um comentário