Primeiros Passos: entendendo o Visto de Noiva/Fiancé Visa e a Rota dos 5 anos
Se você é brasileiro(a) e pretende se mudar para o Reino Unido utilizando um visto da categoria Família (Family Visa), então leia este post. Eu vou contar aqui a minha experiência, os erros e acertos, para que você passe por esse processo - que é longo e oneroso - da forma mais tranquila possível.
Se você chegou até aqui é porque está noiva(o) de um(a) cidadão(ã) britânico(a) e pretende seguir a chamada rota dos 5 anos para o Indefinite Leave to Remain (ILR), que lhe dá o direito de residir no país por tempo indeterminado. O ILR é pré-requisito para solicitar a cidadania britânica no futuro.
Essa rota começou para mim com a aplicação para o visto de noiva(o), Fiancé Visa, que tem validade de seis meses e pode ser solicitado de dentro ou fora do UK (United Kingdom). Nesse período, você e o seu par precisam se casar no civil.
Feito isso, se você estiver no UK como eu, já pode dar entrada no processo de FLR (Further Leave to Remain) categoria M. O FLR tem validade de dois anos e nove meses. Depois desse prazo, você deverá estendê-lo para mais dois anos e seis meses. Após cinco anos vivendo no Reino Unido (os seis meses com o Fiancé Visa não contam), poderá solicitar ao Governo o Indefinite Leave to Remain.
Caso já estejam casados e aplicando de dentro do Brasil, o visto é o Spouse. Após o período de vigência desse Spouse Visa, que também é de dois anos e nove meses, você poderá aplicar para a extensão do mesmo, que é o FLR de dois anos e seis meses de validade.
Sei de casos de pessoas que, para tentar encurtar o processo e economizar grana pulando a etapa do Fiancé Visa, se casaram na Inglaterra sob o visto de turista (que nada mais é do que o nosso passaporte válido, pois brasileiro não precisa de autorização prévia para entrar no UK a lazer, diferente de como ocorre com os EUA, por exemplo) e não tiveram problemas em conseguir o Spouse Visa posteriormente. Mas, saiba que se optar por esse caminho você precisará retornar ao Brasil para dar entrada nesse visto. Então se você vai se casar na Escócia e não quer correr riscos, pois aqui a legislação para casamentos é diferente, siga firme com o seu Fiancé(noivo) ou Fiancée(noiva) Visa.
O que eu aprendi:
- O site do Governo Britânico não fornece todas as informações necessárias para o preenchimento do formulário e sobre a documentação a ser submetida;
- Tenha TODOS os documentos em mãos antes de preencher o formulário para solicitação de visto no site do UK;
- Não vale a pena contratar agência para acompanhar o processo. Essas agências cobram entre 1200 e 1800 libras e você ainda terá muito trabalho e gastos com elas. Algumas ainda cobram uma taxa que varia de 30 a 100 libras para a primeira consulta, que é completamente desnecessária. Acredite! Ah, e o seu processo não será analisado com prioridade e/ou rapidez pelo Home Office só porque tem o aval de uma agência especializada;
- Trocar ideias com quem já aplicou ou está aplicando o visto é um adianto de vida. Procure blogs, páginas e grupos no Facebook. De lá, você conseguirá acesso a grupos de WhatsApp que serão a sua salvação para os momentos de insegurança e ansiedade;
- Prepare o bolso! Mas não tem motivo para se desesperar se você conseguir se planejar, diferente de mim que caí de para-quedas nesse mundo burocrático dos vistos. Leia o post até o fim e se ainda tiver alguma dúvida eu ficarei muito feliz em lhe ajudar;
- O processo de visto é uma prova de fogo para o casal. Sei de casos de casais que terminaram a relação, outros chegaram a se separar e voltaram, outros viveram brigas intensas. A distância, nesse caso, é o menor dos problemas.
O que você precisa comprovar quando solicitar o Fiancé Visa:
- Que o seu par é britânico ou possui outro status que permita sua permanência no Reino Unido;
- Que ambos possuem 18 anos ou +;
- Que vocês estão noivos e pretendem se casar dentro de seis meses quando da aprovação do visto;
- Que você possui certificado de inglês (consultar validade, unidades e testes reconhecidos https://www.gov.uk/uk-family-visa/knowledge-of-english);
- Que você e/ou o seu par têm uma renda anual de, no mínimo, £18,600 (dezoito mil e seiscentas libras esterlinas). Esse valor aumenta caso o aplicante tenha filhos.
Atenção!!!
Você não encontra essa opção do Fiancé Visa na lista de vistos no site do Governo Britânico. Isso levou a mim e o meu noivo ao nosso primeiro erro. Ainda tateando o processo, sem orientação, apenas seguindo as instruções do site, não encontramos um visto que se adequasse a nossa situação e pensamos que o Unmarried Partner Visa seria uma solução. Só que esse visto só serve para casais que já vivem juntos sob o mesmo teto há pelo menos dois anos. Já havíamos pago a taxa e demoramos muito para reconhecer que esse não era o caminho correto. Quando nos demos conta, já havia passado do prazo para a solicitação do reembolso, mas por sorte, boa vontade ou efeito pandemia, após um mês de espera o reembolso caiu na nossa conta. Amém!
=> Coloco aqui o link direto para o Fiancé Visa: https://www.gov.uk/uk-family-visa/partner-spouse
Desta vez, não erraríamos novamente. Pesquisamos muito a respeito e ainda contratamos uma consultoria rápida, que incluía uma reunião por vídeo via Skype e uma semana para tirar dúvidas por e-mail, com o agente credenciado pelo governo do UK. Custou £150. Pois bem, o rapaz que nos atendeu parecia saber menos do assunto do que nós, só respondeu ao nosso e-mail do dia seguinte e sumiu.
Aplicamos por conta própria novamente e, de novo, erramos! O erro foi no preenchimento do formulário de solicitação de visto. A seguinte pergunta capciosa nos levou a mais um erro: Você já foi aprovado em algum teste de inglês? Como eu ainda não havia feito o teste, marquei que NÃO. A questão aqui é que, ao preencher o formulário, você já tem que ter em mãos o certificado de proficiência em inglês. A data do certificado não pode ser posterior à data do envio do formulário on-line. Mais um cancelamento, mais um reembolso solicitado e mais um mês de espera, mas o segundo reembolso também foi feito. Amém².
Resolvemos, então, contratar uma agência britânica especializada em Family Visas, indicada por uma brasileira que já está morando na Inglaterra e teve seus vistos de noiva e esposa aprovados. Mais £1,220 divididas em 2x. O diferencial dessa agência é que o contrato prevê a devolução dessa taxa caso o seu visto não seja aprovado, mas você precisa seguir passo a passo as orientações que lhe são dadas.
Essa longa introdução é necessária para que você entenda a complexidade do processo. Leia o próximo post que trata do preparo da documentação para a aplicação do Fiancé Visa.
Comentários
Postar um comentário